Viver em Copenhague é uma experiência que para muitas pessoas traz mais positivos do que negativos, mas isso nem sempre é o caso. Para ajudá-lo a tomar esta importante decisão, preparei uma lista dos prós e contras de viver na capital dinamarquesa para você dentro deste artigo.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar em Copenhague
A Dinamarca é um dos países mais ricos e mais prósperos da Europa. O salário médio dinamarquês é atualmente superior a 2.500 euros. Provavelmente não alcançaremos esses números no início, mas poderemos ganhar um salário muito mais alto do que ganhamos em nosso país de origem. Se passarmos algum tempo economizando o máximo possível, teremos uma quantidade significativa de dinheiro sobrando para quando quisermos voltar para casa.
Se você se mudar para Copenhague, terá não só mais oportunidades de emprego, mas também mais oportunidades de estudo. Muitas universidades e faculdades de renome estão localizadas aqui. Além disso, eles cuidam do estudante, o que não é o caso em outras partes do mundo. Praticamente 100% das pessoas que participaram de Erasmus nesta cidade estão satisfeitas com sua experiência.
Copenhague é uma cidade muito bonita, onde há muitas coisas para se ver. Os Jardins Tivoli podem ser o lugar que mais atrai sua atenção, pois é um parque de diversões localizado no centro onde você também pode fazer outras atividades como assistir a concertos ou exposições; é certamente o lugar certo para qualquer família. Mas, além dos Jardins Tivoli, há também muitos lugares que vale a pena visitar, como por exemplo:
- Castelo de Rosenborg
- Museu Nacional da Dinamarca
- Palácio Christiansborg
- Kastellet
- A Pequena Sereia
- Palácio Amalienborg
Há muito menos poluição atmosférica do que em outras capitais européias, tomemos Madrid como exemplo. Uma das razões para isto é que as pessoas preferem ir a lugares de bicicleta do que de carro. A cidade está totalmente preparada para pedalar sem qualquer problema. Além disso, os motoristas de automóveis são muito cuidadosos com os ciclistas.
❌ Desvantagens de morar em Copenhague
Se você está se perguntando quanto custa viver em Copenhague, devo adverti-lo de que a vida aqui não é nada barata. A primeira coisa que você deve saber é que você paga impostos sobre tudo. Se você quiser sair para jantar em um restaurante de um certo nível com seu parceiro, ao final da noite lhe será pedido pelo menos 80 euros, uma verdadeira barbaridade. Os preços nos supermercados são significativamente mais altos do que o que você está acostumado a ver em seu país de origem (seja você da Espanha, México ou América Latina).
Não só os produtos alimentícios são caros, como também o preço das acomodações. É utópico encontrar um apartamento de um quarto por menos de 600 euros por mês. Mesmo que você tenha muito dinheiro em mãos, é muito difícil encontrar alojamento, devido à oferta limitada e às condições restritivas às vezes estabelecidas pelos proprietários dos apartamentos.
Mas sem dúvida, a grande desvantagem de se viver em Copenhague são as condições climáticas. A temperatura no inverno é freqüentemente abaixo de 0ºC (a temperatura média anual é de 8,4ºC). Além disso, os dias nesta época do ano são muito curtos, o que significa que há muito poucas horas de sol. Como se isso não fosse suficiente, o tempo ventoso faz com que se sinta ainda mais frio. Você também não será poupado da chuva, pois a precipitação na capital dinamarquesa é muito comum.
Neste vídeo, Franz nos conta como ele decidiu se mudar para Copenhague: