Morar em Belarus pode ser uma decisão difícil de tomar, no entanto, às vezes as oportunidades se apresentam onde menos esperamos. Sabemos que qualquer decisão neste sentido precisa ser muito bem pensada, pesando todos os aspectos relacionados às vantagens e desvantagens presentes neste país sem litoral, localizado na Europa Oriental. Atualmente, Belarus tem uma população de cerca de dez milhões de pessoas.
Tabela de Conteúdos
✅ Vantagens de morar em Belarus
Sendo governado por uma ditadura de ferro, sua primeira impressão é que você chegou a um país onde tudo é muito limpo e ordenado. Se quiséssemos colocar a idéia em palavras, diríamos que tudo e todos estão em seu devido lugar.
Os bielorussos, que se orgulham do fato de seu país ser considerado “os pulmões da Europa”, são pessoas que se distinguem por sua bondade e estão sempre prontos para ajudar qualquer um que precise. Isto permite que você quebre o gelo e comece sua integração no local de maneira mais fácil.
Uma grande vantagem em Belarus é que é o país europeu onde você tem menos probabilidade de sofrer qualquer tipo de agressão por causa de sua origem étnica, religião ou cor de pele.
E não somente isso, mas você também pode viver muito pacificamente, sem nenhuma preocupação relacionada a atividades criminosas. Isto é demonstrado pelas estatísticas, que refletem o baixo nível de criminalidade em todo o país. Isto se deve ao fato de que este é um dos países com o maior número de policiais por habitante.
Se você estiver interessado em incluir o país em suas opções de expatriação, é hora de conhecer os preços de aluguel. Assim, temos que os preços em Minsk, onde as melhores oportunidades estão concentradas, permitem alugar um quarto na cidade por menos de 200 euros/mês.
Os preços dos alimentos, assim como praticamente todos os serviços, são controlados pelo governo, o que permite obter os primeiros e desfrutar dos últimos a preços incrivelmente baixos.
❌ Desvantagens de morar em Belarus
Como você já viu até agora, em Belarus muitas coisas estão sob controle do governo. A maioria dos empregos estão em empresas estatais. A participação do setor privado não é capaz de oferecer maiores oportunidades; enquanto isso, as empresas estrangeiras representam menos de 2% do setor produtivo.
Se isto torna a procura de emprego no país uma verdadeira odisséia, as dificuldades aumentam se você não for fluente em bielorusso ou russo, que são os idiomas oficiais do país. Muitas pessoas tiveram que voltar a seus países ou ir a outros lugares, quando vêem que superar esta barreira é muito complicado.
Além do acima exposto, e como conseqüência dos conflitos políticos, o país é freqüentemente alvo de sanções econômicas por parte do Ocidente, o que, sem dúvida, diminui muito as expectativas de crescimento.
As temperaturas de inverno são verdadeiramente extremas nesta parte do mundo, no entanto, elas podem parecer uma bagatela diante dos riscos à saúde ainda presentes várias décadas após a tragédia de Chernobyl. Como você sabe, isto aconteceu na Ucrânia, mas afetou principalmente uma parte da população bielorrussa.
Como é fazer compras em um supermercado bielorrusso? Nosso amigo lhe conta tudo sobre isso aqui: