7 dicas para viajar ao Marrocos

Se esta é sua primeira vez no Marrocos, há algumas coisas que você deve ter em mente para que sua viagem não acabe sendo um desastre. Ao ler estas 7 dicas para viajar ao Marrocos, você terá os conhecimentos básicos para poder fazer sua visita ao país mais “europeu” da África.

dicas-para-viajar-ao-marrocos

1. Vistos para cidadãos de fora da UE

Os cidadãos da UE não precisam de visto para entrar no Marrocos; a única exigência é que seu passaporte não expire dentro de 6 meses após sua entrada no país. Se você não é da União Européia, você precisará de um visto.

2. Dirhams, o melhor no aeroporto

Se você pagar por suas compras com cartão de crédito, será cobrada uma grande quantidade de comissões, por isso recomendamos que você vá a um bureau de change, que pode ser encontrado em todas as cidades e vilas. A melhor coisa que você pode fazer para economizar o incômodo é trocar sua moeda por dirhams diretamente no aeroporto, e lembre-se de pedir a moeda pequena, que é a mais administrável.

3. O que devo empacotar?

No Marrocos não há censura quando se trata de roupas, portanto você só tem que levar em conta as condições climáticas ao escolher suas roupas. Sua mala deve ser embalada com luvas, um chapéu e até roupas térmicas, pois os invernos são muito frios. E, como os verões aqui são bastante quentes, você vai querer embalar roupas leves, respiráveis, um chapéu, óculos de sol e protetor solar. É uma boa idéia embalar repelente de mosquitos e um pequeno kit de primeiros socorros com medicamentos essenciais.

4. Ainda não tenho acomodação… O que você recomenda?

Há muitas opções de hospedagem no Marrocos: hotéis, casas particulares, albergues, sofás de surf… Os albergues são uma boa opção para quem não quer gastar muito dinheiro, pois você poderá passar a noite por 5 ou 6 euros. Mas recomendamos os ryads, pois são de boa relação custo-benefício.

Antes de fazer um acordo, peça para ver o quarto onde você vai ficar, para não ter uma surpresa desagradável. Todos os hotéis têm conexão à Internet, embora nem sempre funcione bem.

5. Você terá que regatear com mais força do que Messi

Se você for às compras, você deve saber que o regateio faz parte da cultura marroquina, portanto tudo terá, inicialmente, um preço mais alto do que deveria ser. Os vendedores são mais experientes do que você em regatear e conhecem seus produtos, então é muito provável que na maioria dos casos você acabe sendo enganado.

Para evitar o pagamento excessivo, nosso conselho não é comprar para comprar, mas oferecer o preço mais baixo que você acha que o produto vale, e se eles disserem não, vá para outra loja.

6. Marrocos… Com ou sem um guia?

É difícil responder a esta pergunta, pois viajar ao Marrocos com um guia turístico ou por conta própria tem suas vantagens e desvantagens. Ir com um grupo turístico lhe dá segurança, evita a perda de tempo no planejamento da rota e provavelmente também o ajudará com o regateio para que você não pague demais. Entretanto, se você optar por ir sem um guia, não precisará depender do resto do grupo para poder ir onde quiser, para poder desfrutar mais da vida cotidiana do país.

7. Para qual cidade marroquina posso ir?

Há muitas cidades que vale a pena visitar, mas para a maioria das pessoas o melhor destino é Marrakech, e neste vídeo você descobrirá o porquê: